Thursday, May 3

Fim da luta armada...

Segundo um comunicado da organização FVU (Força de Voluntários do Ulster), o dirigente Gusty Spence, anunciou hoje o fim da luta armada, deixando de existir como grupo terrorista a partir da meia noite.
Durante mais de 30 anos de conflitos na Irlanda do Norte, esta organização terrorista causou a morte de mais de 500 pessoas, a maioria civis da comunidade católica nacionalista do Norte e Sul da ilha. Mas calcula-se que 3.600 pessoas foram mortas e muitas ficaram mutiladas em ocorrência directa dos conflitos entre o governo britânico, o Partido Unionista e o IRA.
Sabemos que este acordo já foi mencionado e interrompido pelo menos duas vezes, mas há sempre a esperança que este seja o acordo definitivo. A ver vamos...

Devemos recordar o confronto de 1972, quando soldados ingleses mataram 13 manifestantes católicos que se manifestaram pacificamente contra a presença britânica na ilha. Ficou recordado como Bloody Sunday e imortalizado pela banda de rock irlandesa U2 com a música Sunday Bloody Sunday.

Esta notícia merecia, sem qualquer duvida, o destaque principal de primeira página nos jornais. No entanto foi com alguma decepção que concluí que nenhum jornal Português soube atribuir a importância devida a este tema.
Estamos a falar de Anti-Terrorismo, estamos a falar da cessação de confrontos armados, estamos a falar da tentativa de manter a Paz.
Não se trata do nosso país, mas são tentativas como estas que poderão fazer do nosso Planeta "a better place to live!".
Hoje à noite vou brindar a isto e sonhar que irá vingar...

2 comments:

Anonymous said...

http://lol513.com/myPictures/redhand.jpg

Long live Ulster!
SA

Anonymous said...

Free all the people, como diziam os dubliners...
Gosto do novo design do blog.
j.