Sunday, October 14

OPorto for a Day


Como verdadeira amante do surrealismo de Salvador Dali, viajei num sábado até ao Porto, apenas com o objectivo de vislumbrar algumas das obras deste "génio louco".
A exposição está patente no recém restaurado Palácio do Freixo, um magnífico edifício localizado junto ao rio Douro. Mandado construir, em meados do séc.XVIII, pelo cavaleiro da Ordem de Malta, Vicente Távora e Noronha.

A exposição reúne cerca de 285 obras certificadas deste mestre do surrealismo. E entre esboços, litografias, xilografias, ilustrações, esculturas e quadros, é sempre possível encontrar a sua tão conhecida e apreciada irreverência e ironia.

Nesta exposição é possível verificar o seu alucinante contraste temático. A mitologia, o mundo dos sonhos, a religião, o misticismo e o erotismo fazem parte dos seus temas principais. Podemos ver ilustrações da Bíblia Sagrada, mas a poucas salas de distância, o tema poderá mudar por completo e o erotismo toma lugar central com a representação dominante de elementos fálicos.

É uma exposição que aconselho fortemente a ser vista por aqueles que apreciam estas coisas da Arte.

Salvador Dali, pela primeira vez em Portugal, apenas até 4 de Novembro de 2007.

4 comments:

Unknown said...

Que saudades do Porto Carago!!!
Mais uma vez excelentes fotos...começa a ser repetitivo.

Anonymous said...

Huuumm...adoro o Porto!!! Conheces a "Pérola do Bulhão"? É uma uma relíquia na cidade.
Boas fotos
Bjs

***LadyBird*** said...

Olá Dora, espero que esteja tudo bem contigo!

O Porto realmente é fantástico e deixa sempre aquela vontade de voltar. Infelizmente já lá estive 3x e sempre em grande correria. Uma para ir ao Museu de Serralves, outra de passagem para Póvoa de Varzim e esta última para o Dali.
Acabo sempre por nunca fazer a tal visita turística e infelizmente conheço muito pouco da cidade, nomeadamente a "Pérola do Bulhão" :(

Muitos beijinhos para ti e espero uma visita vossa para breve aqui em Lisboa. Quem sabe, até um convite para tomar café! :P

p.s - Já tive alta do Júlio de Matos, portanto podemos combinar outro ponto de encontro. Ahahahahhhhh :))))))

Anonymous said...

Ok, percebi...vamos beber café ao Miguel Bombarda!!!
***Brincadeirinha, tá!!!
Bjs